Planejando sua Festa #4: Quando Começar para Não Desesperar
Neste artigo vamos tratar de tempo e prazos relacionados à encomenda dos itens personalizados para decoração e lembranças, mas é imperativo que todas as questões de local e buffet já estejam resolvidas (se não estiverem, ACORDA!!). Se demorar muito, você corre o risco de ficar sem local para realizar o evento ou sem comida (boa)!
Para saber como escolher uma empresa/profissional de confiança, confira o segundo artigo desta série.
Continuando, vamos assumir que você agora está livre para se dedicar aos detalhes da decoração e suas lembrancinhas. Como saber se vai dar tempo?
Se você quer pagar mais barato por um produto bom, na maior parte dos casos será necessário recorrer ao e-commerce. E como vimos no primeiro artigo da série: se é bom e barato, é improvável que também seja rápido.
Um pedido em uma loja virtual depende de vários processos diferentes: confirmação de pagamento/fiscal, criação/produção e despacho/entrega, mas somente a criação/produção é de competência da empresa/profissional. Muitas vezes acelerar uma encomenda simplesmente não é possível porque não depende da loja, e sim do banco ou dos Correios.
Tenha em mente que a sua necessidade não significa absolutamente NADA para os Bancos ou para os Correios.
Para entender quanto tempo precisa para providenciar suas encomendas, você precisa ter conhecimento de algumas estatísticas:
- Prazo de compensação de um pagamento (no boleto bancário): 1 a 3 DIAS ÚTEIS
- Prazo de produção de produtos personalizados (tempo médio nos portais de vendas): 8 DIAS ÚTEIS
- Prazo ESTIMADO de entrega dos Correios (modalidade mais barata – PAC): 5 a 12 DIAS ÚTEIS (varia de acordo com a distância)
- Taxa de ATRASOS dos Correios em encomendas PAC: aproximadamente 15%
- Prazo ESTIMADO para resposta dos Correios em caso de imprevistos: 5 DIAS ÚTEIS
- Prazo MÉDIO dos Correios para localizar e entregar um pacote atrasado após a resposta: 2 a 5 DIAS ÚTEIS
Cenário 1 – vamos supor que você dê SORTE, a produção seja rápida e não haja atrasos:
1 dia útil + 8 dias úteis + 5 dias úteis = 2 semanas e meia
Cenário 2 – vamos supor que você dê AZAR, seu pacote atrase e tudo leve o MAIOR tempo possível:
3 dias úteis + 8 dias úteis + 12 dias úteis + 5 dias úteis para resposta dos Correios + 5 dias úteis para entrega atrasada = 7 semanas
Com os dados acima, fica claro desde já que não é possível encomendar hoje no Rio de Janeiro para receber na semana que vem em Recife…
1. Tudo depende de DIAS ÚTEIS
As etapas bancárias e de logística independem de vontade ou esforço da empresa/profissional. Processos bancários, de postagem e de entrega acontecem principalmente de 2ª a 6ª feira. Sábados e domingos não contam para nada.
2. Os prazos dos Correios SÃO ESTIMATIVAS
Principalmente no caso do PAC, que é o frete mais barato, não há garantias de que a entrega será feita no prazo estimado. Esta informação está descrita no contrato de serviço dos Correios, e ao contratar qualquer serviço de frete, você está automaticamente concordando com isso. E mesmo o SEDEX é uma modalidade sujeita à imprevistos!
3. Você NÃO É O ÚNICO CLIENTE
Possivelmente esta empresa/profissional possui outros clientes e outros pedidos, rodando simultaneamente. Acelerar um pedido pode atrasar outras encomendas ou gerar uma qualidade inferior (prejudicando a reputação e gerando reclamações). Um profissional responsável não fará isso se for prejudicar outros clientes ou sua reputação…
Um lema para festas (e para a vida) é o seguinte:
Espere o melhor, preparado para o pior.
Ou seja, se pode dar tudo errado e levar 7 semanas, esteja preparado para providenciar suas lembranças e decoração com 8 semanas (2 meses) de antecedência! Fazendo isto, você vai garantir um trabalho bem feito, com um bom preço, sem dores de cabeça e sem correr riscos desnecessários. E se chegar antes, melhor ainda!